Dia Mundial sem carro - Pedale por um mundo melhor


Como em todos os anos, o Pedal pedala forte na campanha do "Dia Mundial sem carro", que ocorre no dia 22 de setembro.

A contagem regressiva começou. A data é importante para o mundo inteiro, princpipalmente nos países que respeitam o uso da bicicleta como meio de transporte - mobilidade urbana. Trata-se de um momento de reflexão sobre o uso de carros nos grandes centros urbanos.



História da data comemorativa

A comemoração surgiu na França, no final da década de 90, quando cidadãos de 35 cidades francesas decidiram deixar o carro em casa em busca de formas alternativas de se locomover. A ideia chegou ao Brasil em 2001 e o movimento não parou mais de crescer. A cada ano mais cidades brasileiras aderem com parcerias das prefeituras que fecham ruas e fazem ações de passeios de bicicleta ou caminhadas como ações de conscientização para o uso racional dos automóveis e de estímulo a formas mais sustentáveis de mobilidade.

O principal motivo da celebração é diminuir a quantidade de carros individuais nas cidades. Os problemas são os que já conhecemos: grandes congestionamentos, poluição do ar e sonora, isolamento urbano, acidentes fatais, problemas de saúde, alto consumo de combustíveis fósseis, gastos aos cofres públicos, queda de produtividade e redução da qualidade de vida.

imagem
Situação no Brasil

No Brasil, de acordo com dados de 2010 do Denatran, existem 35 milhões de automóveis no país. A cidade de São Paulo é líder com a estatística de um carro por dois habitantes. Se você acha muito, nos Estados Unidos esse número é 1,3 habitante por carro, na Itália 1,5 habitante / carro e no Japão, Espanha, Canadá e Alemanha 1,7 habitante / carro.

Esses dados mostram o colapso que as grandes cidades em todo o mundo vêm sofrendo. Assim, mais de 40 países celebram o Dia Mundial Sem Carro. Especialistas alertam que o grande vilão não é o carro sozinho, mas a "cultura do carro" que se instalou fazendo com que as pessoas sonhem com carro próprio suportando um modelo insustentável.

O Pedal vai ficar pedalando contra essa causa.

Fonte: Pedal.com

Shimano Fest - Evento comemora os 30 anos do Grupo Deore XT

Um dos grupos mais tradicionais para a prática de Mountain Bike (MTB) é o Deore XT da Shimano. Criado em 1981 como o primeiro grupo específico para a modalidade, o Deore XT evolui conforme as necessidades do atleta. Em 2011 a “Shimano Latin America” comemora durante o evento Shimano Fest, que acontece entre os dias 10 e 11 de setembro em Mogi das Cruzes (SP), os 30 anos do grupo.



Destaque par um dos primeiros pares de cubos da linha

imagem

O novo grupo Deore XT possui vários diferenciais como o sistema de freio a disco “Ice Tech”, que garante maior dissipação de calor e maior capacidade de frenagem, além do sistema de pedivela duplo ou triplo e duas versões de rodas e pedais. Todo o novo grupo também está disponível em duas cores: preto e prata. O Deore XT conta ainda com a tecnologia Dyna-Sys, sistema de transmissão de 10 velocidades para diferentes técnicas de pilotagem e terreno.

Os visitantes do Shimano Fest, evento de ciclismo que também apresenta a final do circuito Latino Americano Shimano Short Track, poderão conferir de perto o novo grupo Deore XT inclusive fazer o teste-ride do componente em bikes exclusivas.

Vale lembrar que a final do Short Track será transmitida ao vivo no domingo a partir das 9h no site da Shimano.

Serviço

Shimano Fest 2011
Data: 11 de setembro
Horário: primeira largada às 9h
Local: Fazenda ASW Off-Road Park, Mogi das Cruzes (SP)
Av. Francisco Rodrigues Filho, 9010 - Botujuru