Mostrando postagens com marcador Acontecimentos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Acontecimentos. Mostrar todas as postagens

Conheça os textos das faixas da campanha de respeito ao ciclista em São Paulo.....


Como preparação ao início das multas a motoristas que colocar em ciclistas em risco, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) vem colocando faixas em várias ruas e avenidas da cidade. As faixas têm o objetivo de alertar os motoristas quanto à prioridade da bicicleta nas vias e também esclarecer o ciclista sobre algumas das regras que devem ser seguidas.

O Vá de Bike consultou a CET e obteve a lista de frases utilizadas nas faixas:


A CET informou que a colocação dessas faixas “faz parte de uma série de medidas para fiscalizar infrações relacionadas ao desrespeito aos ciclistas, com objetivo de reduzir os riscos de acidentes envolvendo os usuários  de bicicletas nas ruas da cidade de São Paulo”.
Foram instaladas mais de 200 faixas e outras mais ainda serão instaladas. A Companhia também informa que essas ações são uma extensão do Programa de Proteção ao Pedestre.

Reunião com a CET

Quem acompanha o Vá de Bike já deve ter visto nossos comentários sobre os textos de algumas faixas. E deve estar pensando: “está faltando uma nessa lista”. A faixa que falta é a que pede para o ciclista não circular entre os carros.
Na quarta-feira 2 de maio, alguns ciclistas (entre eles, membros da CicloLiga), estiveram em uma reunião com técnicos da CET,  dando continuidade ao contato estabelecido na reunião com o presidente da CET e Secretário de Transportes, Marcelo Branco, cerca de um mês antes.
Nessa reunião, foram apresentados os artigos que serão fiscalizados e a operação de fiscalização em si. Também conversou-se sobre o conteúdo das faixas, que naquele momento já estavam instaladas em diversas vias. E a faixa que pede para não circular entre os carros sofreu diversas críticas por parte dos ciclistas presentes. Para entender o motivo, recomendo a leitura deste texto.
Os técnicos explicaram que “circular” tem para eles outra conotação, referindo-se a “costurar” em meio aos carros em movimento, mas compreenderam que a interpretação que os motoristas teriam é que os ciclistas não deveriam nem mesmo ultrapassar os carros parados – o que é garantido pelo CTB para veículos não motorizados, no artigo 211
Como a frase não consta da lista que o Vá de Bike recebeu da CET, é de se supor que esse texto não será mais utilizado.


Faixas para os motoristas

Comentamos abaixo cada uma das faixas, à luz do Código de Trânsito:

Motorista – Dê Prioridade ao Ciclista
Mais do que uma cortesia, a prioridade da bicicleta sobre os demais veículos está prevista no art. 58 do CTB: “a circulação de bicicletas deverá ocorrer (…) com preferência sobre os veículos automotores”. Significa que o motorista não deve forçar passagem, nem empurrar o ciclista para fora da via. Seu espaço de circulação deve ser respeitado. Autuação será pelo artigo 169, que trata sobre “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.

Motorista – Nas conversões, dê preferência para o ciclista
Em outras palavras, o motorista não deve fechar o ciclista para entrar em uma rua. Previsto no art. 38: “antes de entrar à direita ou à esquerda, (…) o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas”. Autuação será pelo artigo 197, que trata sobre deslocar o veículo com antecedência.

Motorista – Reduza a velocidade ao ultrapassar o ciclista
Esse texto é uma explicação resumida do que rege o art. 220: “Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito (…) ao ultrapassar ciclista”. Autuação pelo mesmo artigo.

Motorista – Evite autuações – Respeite o ciclista
Frase para lembrar ao motorista que eles poderá ser multado. Embora alguns ciclistas preferissem que a frase pedisse respeito ao ciclista pelo simples respeito à vida humana, há quem se preocupe mais com o próprio bolso do que com a vida de outras pessoas. Essa faixa fala direto a esses motoristas.

Motorista – Mantenha distância segura
O comunicado da CET cita algumas situações em que o motorista será autuado pelo artigo 169. Uma delas é “frear abruptamente muito próximo da bicicleta” . No nosso entendimento, a faixa não teve o complemento “do ciclista” porque manter uma distância segura é algo aplicável a todos os demais veículos. Entretanto, seria mais proveitoso termos uma frase como “mude de faixa para ultrapassar o ciclista”.


Faixas para ciclistas

Veja nossos comentários sobre as faixas utilizadas para orientar os ciclistas:

Ciclista – Ande no bordo direito da pista
 
O termo “bordo” é correto em relação ao texto do CTB (art. 58). Entretanto, a definição de bordo é tanto incerta quanto questionável em termos de segurança, tendo sido discutida aqui no Vá de Bike inúmeras vezes. Não há bordo definido nas vias urbanas, pois não há demarcação no solo: a definição do CTB o define como “margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos”.

Nesse contexto, a frase confunde motoristas e pode fazê-los acreditar que o ciclista ocupando a faixa esteja “no meio da rua“, atrapalhando a circulação e desrespeitando regras, quando na verdade está se utilizando do procedimento mais seguro e recomendado pela CET.

Importante: a partir da oficialização dessa regra, que define que o ciclista deve usar o lado direito da avenida mesmo havendo faixa preferencial de ônibus, recomendamos que os ciclistas não utilizem mais a segunda faixa, tampouco a da esquerda. Se há uma regra clara, divulgada e que deve ser aceita pelos motoristas, vamos segui-la. Os condutores dos ônibus devem se adaptar à nossa presença em sua faixa, afinal estão recebendo treinamento para isso. Possíveis desrespeitos e ameaças de motoristas de coletivos devem ser denunciados pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura (anote o código do ônibus).

 Ciclista – Respeite a sinalização de trânsito
Ciclista – Respeite o semáforo – Bicicleta também é veículo



Decidimos comentar as duas frases como uma só, pois  têm o mesmo objetivo. Durante a reunião, os técnicos da CET contaram que tem recebido muitas reclamações sobre ciclistas circulando nas calçadas e furando sinal vermelho, por vezes passando rápido em meio aos pedestres que estão atravessando. Por isso, decidiram incluir orientações aos ciclistas nas faixas.

Esses comportamentos devem ser evitados, não só por colocarem ciclistas e pedestres em risco, mas por servir de argumento para cidadãos que não querem bicicletas nas ruas rebaixarem todos os ciclistas a infratores em potencial, que em sua opinião não merecem o direito de circulação.

Sobre essa questão, recomendo ler estes dois textos: Faixas da CET tentam disciplinar comportamento do ciclista (e a discussão que surgiu nos comentários) e Quando a bicicleta subversivamente passa a fazer parte do sistema.

Ciclista – Ande no sentido de circulação da via

Essa recomendação é muito importante, como já explicamos aqui no Vá de Bike. Pedalar na contramão não é mais rápido e não é mais seguro. Entretanto, essa informação poderia estar pintada no verso das outras faixas, para que fosse lida por quem efetivamente está utilizando a mão contrária…

Fonte: http://vadebike.org/2012/05/textos-das-faixas-da-campanha-cet-de-respeito-ao-ciclista-em-sao-paulo/



Fórum Mundial da Bicicleta.....

 Evento acontece entre os dias 23 e 26 de fevereiro....







Por Tadeu Matsunaga

Entre os dias 23 e 26 de fevereiro, a cidade de Porto Alegre (RS) recebe o primeiro Forum Mundial da Bicicleta, que tem como objetivo discutir o futuro das cidades e o papel da bicicleta nos âmbitos social, econômico, ambiental, esportivo e cultural.

O evento conta com a presença de importantes cicloativistas como Chris Carlsson e Thiago Benicchio, diretor geral da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). Entre outros palestrantes já confirmados, estão o bicampeão mundial de ciclismo paraolímpico, Soelito Gohr, e o empresário e cicloativista catarinense Eldon Jung.

A programação envolve também outros quatro painéis, sobre o papel da bicicleta na mobilidade urbana, a bicicleta como agente de incremento econômico, a bicicleta na promoção do turismo, e ciclismo de competição.

O evento marca um ano do atropelamento na Massa Crítica de Porto Alegre.

Para mais informações acesse o site do evento.
Argentino é vencedor da 1ª etapa do Tour do Rio



Brasileiro Rafael Andriato, da Petroli Firenzi, fica em segundo lugar, numa prova onde os protagonistas são os italianos e os colombianos



O argentino radicado no Brasil Edgardo Simon, da equipe Padaria Real, foi o vencedor da primeira etapa do Tour do Rio, ganhando a camisa amarela, que simboliza a liderança da competição. O ciclista cravou o tempo de 3h12m25s no percurso de 149.9 km e somou pontos para o time paulista de Sorocaba. O brasileiro Rafael Andriato, que compete pela italiana Petroli Firenzi, ficou em segundo lugar, com a camisa verde, sendo o líder da meta volante. Marco Coledan, da também italiana Trevigiani, ficou em terceiro lugar.
Edgardo Simon comemora vitória na etapa do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Edgardo Simon comemora vitória na primeira etapa do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
A camisa branca de bolas vermelhas, de melhor montanhista, ficou com Andrei Nechita, outro integrante da Trevigiani. Dos 10 primeiros colocados, cinco eram integrantes da equipe colombiana EPM-Une, que chega como favorita. Em 2010, o grupo venceu o Tour de Santa Catarina e a Volta de Gravataí, no Paraná.
- O primeiro dia da etapa é sempre complicado, ninguém sabe como estão os rivais, não há um líder definido ou uma equipe que assuma a responsabilidade de brigar pela corrida. A gente tenta ficar na ponta e saltar na fuga. Abrimos uma fuga com sete corredores no final. Agora é hora de recuperar para a corrida de amanhã - revelou Edgardo Simon.
Etapa de ciclismo do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Ciclistas pedalaram quase 150 quilômetros em
pouco mais de três horas  (Foto: Marcio Rodrigues)
No início da prova, Nicodem Habiyambere, da equipe de Ruanda, a única representante da África do Sul, escapou do pelotão e se destacou nos primeiros quilômetros, avançando com 20 segundos de vantagem. Mas não por muito tempo. A fuga foi neutralizada e os ciclistas aceleraram num ritmo cada vez mais forte. O grupo estava muito compacto até que Alessandro Mazzi, da Petroli Firenze, e Javier Gomez, da EPM-Une avançaram na frente, com 45 segundos de vantagem num percuso bem nervoso. A fuga estava formada por colombianos, italianos e alguns brasileiros da DataRo e da Padaria Real.
Os colombianos, que têm uma forte tradição no ciclismo, ditaram o ritmo forte da primeira etapa da Volta do Rio. A cerca de 40km do fim da prova, Simon saltou numa fuga acompanhando Antonio Nascimento, de Pindamohangaba, na montanha, se juntando ao grupo de ciclistas que participavam da fuga. Entre os escapados da reta final, estavam Edgardo Simon (Padaria Real), Renato Seabra (DataRo), Antonio Nascimento (Funvic / Pindamonhangaba), Rafael Andriato (Petroli), Andrei Nechita (Trevigiani) e alguns integrantes da EPM-Une, como Javier Gomez e Robigzon Oyola, que incomodavam os rivais, imprimindo uma alta velocidade.
Os ciclistas demonstraram muita resistência no fim da prova, num trecho com muitas curvas, algumas subidas e uma rotarória antes da meta. Os atletas que escaparam na fuga tem grandes chances de conquistar o título final, afinal de contas, no ano passado, a primeira etapa do Tour do Rio definiu o resultado final da competição. No sprint final, o argentino Edgardo Simon acelerou com explosão e conquistou a primeira das cinco etapas do Tour do Rio, com tempo de 3h12m25s.
- Eu vim para o Tour do Rio com o objetivo de ganhar uma etapa. Queria ter vencido a primeira, para tirar essa responsabilidade, mas não deu certo. Faltando 100 metros para o fim da prova, o meu pé escapou do pedal. Mas estou contente pelo meu desempenho na primeira etapa. E ainda tem mais quatro - disse Rafael Andriato, segundo colocado da prova.
Etapa de ciclismo do Tour do Rio (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)Ao todo, 117 atletas pedalaram do Rio de Janeiro até Angra dos Reis (Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net)
A largada saiu da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira, com 117 atletas, que pedalaram até Angra dos Reis. Nesta quinta, os atletas seguem para a segunda etapa da competição, de Volta Redonda a Três Rios, num percurso de 166km. A prova, com prêmio de R$ 200 mil, a maior do ciclismo de estrada da América Latina, determinará quantos atletas brasileiros estarão presentes nas Olimpíadas de Londres 2012.
Confira a lista dos 10 primeiros colocados, com tempo de 3h12m25s:
1 - Edgardo Simon (Padaria Real)
2 - Rafael Andriato (Petroli Firenze)
3 - Marco Coledan (Trevigiani)
4 - Jaime Castaneda (EPM-Une Colômbia)
5 - Andrei Nechita (Trevigiani)
6 - Antonio Nascimento (Funvic / Marcondes / Cesar / Pindamonhangaa)
7 - Juan Suarez (EPM-Une Colômbia)
8 - Robigzon Oyola (EPM-Une Colômbia)
9 - Renato Seabra (Clube DataRo de Ciclismo / Foz do Iguaçu)
10 - Edward Beltran (EPM-Une Colômbia)

Por Ana Carolina Fontes
HTC contra o relógio


Equipe pode fechar com patrocinador nesta semana, caso contrário, correrá riscos de fechar as portas






Mark Cavendish, entre a HTC e a Sky


O Tour de France 2011 acabou e a novela da equipe HTC-Highroad segue sem um ponto final. Bob Stapleton, proprietário do time, continua sem fechar acordo com nenhum patrocinador para a equipe norte-americana e não se sabe se o fará, no mínimo, em tempo de segurar alguns ciclistas, que, inseguros, começam a pensam em sair.

Ao final do último domingo (24), Stapleton disse que, apesar de não haver nenhum contrato assinado, a equipe estava otimista, por conta de um possível contrato de três anos, que poderia seria fechado em breve, com uma grande empresa. Nesta segunda-feira (25), Rolf Adag, técnico da esquadra, afirmou: “Eu estimo que os contratos sejam assinados nesta semana”. Apesar disso, não há o menor indício de quem seja o possível investidor.

“Agora o Tour de France acabou e é a hora de os contratos serem fechados rapidamente. Os ciclistas não querem esperar muitos dias para chegarem a um acordo, assim como os times, que precisam receber uma resposta”, disse o diretor esportivo Brian Holm ao jornal Ekstra Bladet.

Mark Cavendish, o ciclista mais bem sucedido da HTC, com cinco etapas do Tour, além da camisa verde, tem contrato que expira ao final desta temporada. Todos sabem que há uma grande chance de o atleta defender a Sky, em 2012, no entanto, aparentemente o ciclista tem considerado a possibilidade de continuar a defender a sua atual equipe, caso ela consiga continuidade.

Cavendish disse que Bob havia estipulado o prazo de uma semana para tomar uma posição, mas o tempo já passou. Holm, por sua vez, disse que poderia extendê-lo. “Se podemos esperar por sete dias, podemos esperar por oito”.

Os companheiros do ciclista gostariam de continuar a contar com a presença do atleta e, ao que parece, o inglês também gostaria de permanecer com seus companheiros de trabalho, o que seria um empecilho para sua saída. Os embaladores Bernard Eisel e Mark Renshaw, dois nomes que ilustram a situação, possuem contrato até 2012 e dificilmente sairiam da HTC-Highroad, caso o time continue durante a próxima temporada.



Por Fernando Bittencourt

Você é um ciclista se...

1. Sua namorada(o) fala: " Se você comprar outra bicicleta eu vou te deixar." e você pensa: "Eu acho que vou sentir saudades dela!"
 

2. Você tem mais garrafinhas de água do que copos na sua casa.

3. Você tem mais bermudas e camisas para pedalar do que roupas para trabalhar.

4. O melhor par de sapatos que você tem... tem taquinhos nas solas.

5. Você está andando na rua e faz sinal que vai virar à esquerda.

6. Você vai a loja próxima a sua casa de bike.

7. Quando alguém fala de distância, você pensa imediatamente quanto tempo levaria para pedalar a mesma.

8. Você aponta e mostra os buracos no asfalto, mas você está dirigindo seu carro sozinho (a).

9. Enquanto dirige seu carro, você grita para os passageiros "carro atrás!", quando um carro se aproxima.

10. Sua bike custa mais do que seu carro.

11. Você cumpre uma kilometragem maior na sua bike do que no seu carro.

12. Sua mão tem um bronzeado estranho, que coincidentemente, parece com o formato das suas luvas para pedalar.

13. Noticiário de tempo pode ser dividido em duas categorias: bom dia para pedalar e dia ruim para pedalar.

14. Você descobre que vai ser pai e a primeira coisa que você pensa é como irá programar seus treinos para evitar o divórcio e continuar sendo pai.

15. Você gasta duas vezes mais comprando roupas para pedalar do que com roupas para trabalhar.

16. Você apresenta sintomas de abstinências se ficar fora da bike por mais de um dia.

17. Você fala com sua namorada (o) com a cara mais séria que está muito quente para cortar a grama e sai para pedalar por horas.

18. Você sonha em ganhar na loteria e a primeira coisa que pensa são quantas e quais bicicletas irá comprar.

19. Você fica mal humorado (a) dentro de carros em dias quentes. Você fica mal humorado (a) dentro de carros em dias frios, chuvosos, com névoa.

20. Ah... inventa uma... era só para fechar a listagem com um número redondo.

Bianchi Full Suspension

Usada na Paris-Roubaix de 1994 por Johan Museeuw.

Teria sido construída pela Litespeed por encomenda da Bianchi, pintada com a sua cor tradicional e montada no chão da fábrica pelo próprio Leeuw van Vlaanderen.

O top tube foi colocado num ângulo não tradicional para que o amortecedor trabalhasse reto. Outro tubo foi colocado para reforçar a estrutura (lembrando as famosíssimas Caloi T-Type).
Montada com grupo Dura-Ace e freio traseiro XTR Cantilever. A suspensão dianteira era uma RockShox.
A bicicleta se saiu bem na prova. O problema foi o pneu furado que acabou com as chances de Museeuw (13o. a 4:24).
O problema maior além do óbvio de uma suspensão sem trava (o famoso “bob” – menos mal que foi usada na P-R e não na Ronde) era seu peso: aproximadamente 12,3Kg e Museeuw não voltou a repetir a experiência.
Já a Bianchi usou um outro modelo em 1995 (pelo que pude constatar), ligeiramente diferente:





Fonte: http://magliarosa.com.br/

Galera de MTB ....

Ai a Galera de MTB ... Renan e Igor começando a vida do Pedal agora e Leandro com a Sua bike e Nosso amigo Fábio ... Lá na Igreja ...