Mosquera ataca a UCI...

Por Fernando Bittencourt

Ezequiel Mosquera, da equipe Vacansoleil, está vetado de disputar competições ciclísticas. O ciclista foi punido pela União Ciclística Internacional (UCI) por ter sido encontrado em seu sangue a substância HES (Amido Hdrixetilo), considerada como um elemento que teria como função mascarar o consumo de EPO (eritropoietina).

A substância, apesar de ser considerada como ferramenta para disfarçar vestígios de EPO, não consta na lista feita pela UCI, que enumera as substâncias proibidas ao ciclismo, logo, Mosquera está suspenso sem motivos aparentes.

Com 35 anos, o veterano tem se mantido em silêncio desde o dia 29 de setembro de 2010, no entanto, o segundo colocado na Vuelta a España do ano passado divulgou nesta quarta-feira (3) uma carta desabafando toda a sua indignação sobre a punição aparentemente injusta que o atleta sofreu.

A carta, que se inicia em tom melancólico, informa parte do que tem sentido nos últimos meses o espanhol, conteúdo que poderia ser informado na íntegra por intermédio de um livro, segundo o ciclista. Depois de ter acatado os conselhos de seu advogado, que pediu para se calar sobre o caso, o atleta treinou todos os dias, vendo a temporada acabar. A UCI assegurou que, ao final do ano passado, tomaria uma posição em relação ao recurso pedido pelo Mosquera, no entanto, depois de tanto tempo sem sequer uma satisfação da organização, o silêncio foi quebrado.

“O HES não camufla o uso de EPO. Isto você pode perguntar a qualquer cientista da NASA. Não seria idiota de dar declarações passíveis de serem desmentidas, este caso é tão simples quanto analisar meu passaporte biológico, realizado pela UCI. Além disso, descobrimos recentemente que amostras sanguíneas minhas foram analisadas e testaram negativo. Tudo isto está me custando muito dinheiro, já que não posso assinar muitos contratos. Só não posso reclamar da Vacansoleil, que tem me tratado de forma absolutamente impecável”, reclamou Ezequiel.

“Sei que deveria dizer tudo isso em uma conferência de imprensa, aonde eu poderia responder a todas as dúvidas. Cogito participar de uma em breve, no entanto, este foi o meio de comunicação que achei mais sensato para o momento. Gostaria de pedir desculpas aos fãs pelo tempo em que permaneci em silêncio e agradecer a todos que me ajudaram neste tempo todo, me compreendendo enquanto seguia calado, junto de minha família que, assim como eu, fomos feridos pelas entidades maiores do ciclismo”, despediu-se o espanhol. 

fonte: Prologo