U-Bike é projeto inovador de Cicloturismo Urbano em São Paulo

Projeto idealizado pela consultoria Green Mobility alia mobilidade sustentável, bicicleta e turismo
Visitar uma cidade, conhecer seus museus, parques públicos, monumentos históricos e a sua gastronômia pode ser uma atividade prazerosa ou uma atividade estressante dependendo da cidade onde você está.
As cidades mais desenvolvidas sob o ponto de vista da mobilidade perceberam que estes passeios poderiam ser melhor aproveitados através da bicicleta, sem preocupação sobre o tempo em que se passará no trânsito e a demorada busca por uma vaga para estacionar.
Essa é uma cena que pode ser facilmente vista em cidades como Barcelona, Berlin, Londres, Copenhagen, Nova Iorque e Paris. No entanto, para aqueles que consideram isso uma realidade afastada dos países em desenvolvimento, a capital colombiana, Bogotá aparece para desmistificar a dificuldade de implantação de projetos relacionadas com o uso da bicicleta.
Com a maior rede cicloviária da América do Sul e um dos projetos de mobilidade mais conhecidos mundialmente – o Transmilenio, a cidade de Bogotá vem transformando sua antiga realidade de falta de segurança, degradação e desordem no tráfego para um lugar onde as pessoas passam a gostar e usufruir de sua cidade.
Meios de transportes eficazes são fundamentais para o funcionamento das cidades e até um requisito para a prosperidade econômica e bem estar dos seus habitantes em qualquer lugar do mundo.
Ao mesmo tempo, os benefícios econômicos do setor de transportes são freqüentemente acompanhados por efeitos secundários negativos, tais como congestionamentos, exclusão social, acidentes, poluição atmosférica e consumo de energia.
Dentro deste contexto surge o conceito de mobilidade sustentável, em que se busca estratégias inovadoras que permitam o acesso de pessoas, bens e serviços aos seus destinos com menor impacto ambiental, econômico e social.
O grande desafio tem sido em como tornar um dos maiores problemas das cidades em ganhos para o desenvolvimento sustentável.
E um dos principais desafios para o turismo na cidade de São Paulo é o trânsito caótico afinal, quem quer passear por pontos túristicos de uma cidade onde a média de tempo no trânsito, segundo Pesquisa Ibope, é de duas horas e quarenta minutos?
Surge, então, uma nova proposta de mobilidade sustentável e um convite para transformar São Paulo numa cidade onde queremos viver e desfrutar: o Projeto U-Bike.
Como o primeiro serviço de Personal Biker e cicloturismo de São Paulo, o projeto é uma realização da Green Mobility, com apoio do Hotel Unique, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de SP , cuja gestão é realizada pelo Instituto Mobilidade Verde.
O objetivo do Projeto U-Bike é desenvolver um programa de mobilidade sustentável na cidade de São Paulo, interligando o meio bicicleta com rotas turísicas alternativas, proporcionando ao turista avisão de uma São Paulo diferente mais sustentável, menos poluída.
O projeto piloto está instalado no Hotel Unique, um dos parceiros do projeto, e será aberto para público em 2012. Os hóspedes e turistas que estiverem interessados poderão realizar as reservas na recepção do hotel (caso estejam lá hospedados).
O objetivo a longo prazo é que 200 hotéis de São Paulo estejam interligados ao Programa U-Bike até 2014, em acordo com os objetivos de tornar a cidade mais sustentável e humana para a Copa 2014.
Os turistas brasileiros e estrangeiros poderão contar com um serviço de locação de bicicletas, equipamentos de segurança e um “Personal Biker” especializado num roteiro da cidade, para serem realizados à noite durante a semana e nas manhãs dos finais de semana.
O turista poderá optar por um passeio visitando os principais parques e museus espalhados ao longo da ciclofaixa de São Paulo, realizar um passeio pelo bairro da Liberdade e centro histórico, passando por belíssimas catedrais ou poderá escolher um circuito de lojas e jovens designer de moda alternativa e até visitar ateliês de artistas consagrados.
Projeto idealizado pela consultoria Green Mobility alia mobilidade sustentável, bicicleta e turismo
Visitar uma cidade, conhecer seus museus, parques públicos, monumentos históricos e a sua gastronômia pode ser uma atividade prazerosa ou uma atividade estressante dependendo da cidade onde você está.
As cidades mais desenvolvidas sob o ponto de vista da mobilidade perceberam que estes passeios poderiam ser melhor aproveitados através da bicicleta, sem preocupação sobre o tempo em que se passará no trânsito e a demorada busca por uma vaga para estacionar.
Essa é uma cena que pode ser facilmente vista em cidades como Barcelona, Berlin, Londres, Copenhagen, Nova Iorque e Paris. No entanto, para aqueles que consideram isso uma realidade afastada dos países em desenvolvimento, a capital colombiana, Bogotá aparece para desmistificar a dificuldade de implantação de projetos relacionadas com o uso da bicicleta.
Com a maior rede cicloviária da América do Sul e um dos projetos de mobilidade mais conhecidos mundialmente – o Transmilenio, a cidade de Bogotá vem transformando sua antiga realidade de falta de segurança, degradação e desordem no tráfego para um lugar onde as pessoas passam a gostar e usufruir de sua cidade.
Meios de transportes eficazes são fundamentais para o funcionamento das cidades e até um requisito para a prosperidade econômica e bem estar dos seus habitantes em qualquer lugar do mundo.
Ao mesmo tempo, os benefícios econômicos do setor de transportes são freqüentemente acompanhados por efeitos secundários negativos, tais como congestionamentos, exclusão social, acidentes, poluição atmosférica e consumo de energia.
Dentro deste contexto surge o conceito de mobilidade sustentável, em que se busca estratégias inovadoras que permitam o acesso de pessoas, bens e serviços aos seus destinos com menor impacto ambiental, econômico e social.
O grande desafio tem sido em como tornar um dos maiores problemas das cidades em ganhos para o desenvolvimento sustentável.
E um dos principais desafios para o turismo na cidade de São Paulo é o trânsito caótico afinal, quem quer passear por pontos túristicos de uma cidade onde a média de tempo no trânsito, segundo Pesquisa Ibope, é de duas horas e quarenta minutos?
Surge, então, uma nova proposta de mobilidade sustentável e um convite para transformar São Paulo numa cidade onde queremos viver e desfrutar: o Projeto U-Bike.
Como o primeiro serviço de Personal Biker e cicloturismo de São Paulo, o projeto é uma realização da Green Mobility, com apoio do Hotel Unique, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de SP , cuja gestão é realizada pelo Instituto Mobilidade Verde.
O objetivo do Projeto U-Bike é desenvolver um programa de mobilidade sustentável na cidade de São Paulo, interligando o meio bicicleta com rotas turísicas alternativas, proporcionando ao turista avisão de uma São Paulo diferente mais sustentável, menos poluída.
O projeto piloto está instalado no Hotel Unique, um dos parceiros do projeto, e será aberto para público em 2012. Os hóspedes e turistas que estiverem interessados poderão realizar as reservas na recepção do hotel (caso estejam lá hospedados).
O objetivo a longo prazo é que 200 hotéis de São Paulo estejam interligados ao Programa U-Bike até 2014, em acordo com os objetivos de tornar a cidade mais sustentável e humana para a Copa 2014.
Os turistas brasileiros e estrangeiros poderão contar com um serviço de locação de bicicletas, equipamentos de segurança e um “Personal Biker” especializado num roteiro da cidade, para serem realizados à noite durante a semana e nas manhãs dos finais de semana.
O turista poderá optar por um passeio visitando os principais parques e museus espalhados ao longo da ciclofaixa de São Paulo, realizar um passeio pelo bairro da Liberdade e centro histórico, passando por belíssimas catedrais ou poderá escolher um circuito de lojas e jovens designer de moda alternativa e até visitar ateliês de artistas consagrados.
Contato: Contato@u-bike.com.br
fonte: umv
fonte: umv
Shimano Fest acontece em setembro na cidade de Mogi das Cruzes

Comemorando 90 anos, a Shimano realiza a segunda edição do Shimano Fest, evento destinado à promoção de esportes ligados à natureza, como o ciclismo e a pesca, nos dias 10 e 11 de setembro.
A cidade escolhida para sediar é Mogi das Cruzes, em São Paulo, e estima-se que cinco mil pessoas passem por dia na fazenda ASW Off-Road Park.
O Shimano Fest abrigará a etapa final do circuito latino-americano Shimano Short Track, consolidado como o maior evento de mountain bike da América Latina, que ocorre no domingo.

Data: 10 e 11 de setembro
Horário: a partir das 8h30
Local: Fazenda ASW Off-Road Park, Mogi das Cruzes (SP)
Av. Francisco Rodrigues Filho, 9010 – Botujuru
Atrações: Circuito Shimano Short Track, bike-ride, espaço para pesca, exposição de produtos, entre outras.
Por:Lar Bike Notícias
Comemorando 90 anos, a Shimano realiza a segunda edição do Shimano Fest, evento destinado à promoção de esportes ligados à natureza, como o ciclismo e a pesca, nos dias 10 e 11 de setembro.
A cidade escolhida para sediar é Mogi das Cruzes, em São Paulo, e estima-se que cinco mil pessoas passem por dia na fazenda ASW Off-Road Park.
O Shimano Fest abrigará a etapa final do circuito latino-americano Shimano Short Track, consolidado como o maior evento de mountain bike da América Latina, que ocorre no domingo.
Recebendo atletas nacionais e internacionais, como Rubens Donizete, Ricardo Pscheidt, Federico Ramirez (Costa Rica), Gonzalo Aravena (Chile), Erika Gramiscelli e Roberta Stopa, a briga promete ser acirrada nas categorias elite masculina e feminina do Shimano Short Track. “A prática do Mountain Bike e do ciclismo está crescendo bastante, até mesmo por estarmos vivendo um ‘Ciclo Olímpico’ e nosso objetivo é trazer o público geral para perto de uma modalidade bastante dinâmica e divertida” diz João Magalhães, gerente de marketing da Shimano Brasil.
Para descontrair, os profissionais de imprensa poderão testar suas habilidades nesta pista mais curta, porém exigente, a qual possui cerca de 900 metros de extensão.
Paralelamente à competição, o Shimano Fest reunirá atrações como bike-ride, espaço de pesca, exposições de produtos, trilha de cross-country para o público praticar MTB, apresentação de bike trial com Cris Santos e atividades para as crianças, como playground e cine bike. “A ideia é reunir toda a família e disseminar o conceito de mobilidade, proporcionando um momento diferenciado e de contato com o meio ambiente”, afirma João.
Paralelamente à competição, o Shimano Fest reunirá atrações como bike-ride, espaço de pesca, exposições de produtos, trilha de cross-country para o público praticar MTB, apresentação de bike trial com Cris Santos e atividades para as crianças, como playground e cine bike. “A ideia é reunir toda a família e disseminar o conceito de mobilidade, proporcionando um momento diferenciado e de contato com o meio ambiente”, afirma João.
A segunda edição do Shimano Fest tem também como objetivo celebrar os 90 anos da empresa japonesa e os 30 anos do grupo XT, o qual se destacou no mercado por ser a primeira linha de MTB do mundo. O encontro tem também um cunho social com a doação de alimentos ao Lar Nossa Senhora Aparecida, orfanato que incentiva a prática do ciclismo.
O Shimano Fest tem entrada gratuita e começa a partir das 8h30.
Shimano FestData: 10 e 11 de setembro
Horário: a partir das 8h30
Local: Fazenda ASW Off-Road Park, Mogi das Cruzes (SP)
Av. Francisco Rodrigues Filho, 9010 – Botujuru
Atrações: Circuito Shimano Short Track, bike-ride, espaço para pesca, exposição de produtos, entre outras.
Veja o video da apresentação feito pelo prof. Arnaldo:
Por:Lar Bike Notícias
Assinar:
Postagens (Atom)